O que beber na Suécia (parte I)

Hej!

Essa semana é meio parada… todo mundo esperando o feriado, se preparando para Páscoa. Nada muito novo do último post. Então pra aproveitar o ritmo da semana (lento) decidi fazer uma série de posts sobre bebidas típicas (ou nem tanto) da Suécia. E neste primeiro post, em respeito a semana santa, vou falar de uma bebida típica e não alcoólica (sim! Na Suécia também tem bebida sem álcool!)

Se você vier para a Suécia nesta época de Páscoa (março a abril) provavelmente irá encontrar em vários lugares uma bebida chamada Påskmust. Alguns suecos ousam dizer que é melhor que Coca-Cola! (!)

O Påskmust é a versão páscoa do Julmust (Jul = Natal, Påsk= Páscoa). Trata-se de um refrigerante doce com cor de Coca-Cola (avermelhada). Sua fórmula contém, além de água carbonatada, açúcar de beterraba (açúcar usado na Suécia), especiarias,  lúpulo e malte, corante caramelo e ingrediente secreto! Sim, tal qual a Coca-Cola.

A bebida foi inventada pelo químico sueco (patriotismo!), Harry Roberts, em 1910. Ele queria criar uma alternativa para as tradicionais bebidas alcóolicas de Natal. Dizem que todos se apaixonaram pela bebida desde a criação! Os suecos gostaram de uma bebida não-alcoólica!

A Julmust é considerada a bebida favorita do Natal e ultrapassa em muito as vendas da Coca-Cola nesse período
(Já imaginou um Natal sem Coca-Cola na mesa? Vem pra Suécia!).

E agora tem também a versão Páscoa! No resto do ano é mais difícil de encontrar e a bebida passa a se chamar must. Importante dizer que “a versão Páscoa” só muda o rótulo. O conteúdo é exatamente o mesmo!

Várias produtores suecos produzem a Julmust, mas a Apotekarnes – que pertence à cervejaria dinamarquesa Carlsberg – detém a maior parte do mercado. proximadamente 40 milhões de litros de Julmust são vendidos na Suécia em novembro e dezembro, ou cerca de 4 litros para cada um dos 9 milhões de habitantes do país, de acordo com a Apotekarnes.

É tão similar a Coca-Cola no conceito sueco que até o experimento com Mentos + Påskmust eles fizeram!

Hej då!
Glad Påsk!

Anúncios

2 thoughts on “O que beber na Suécia (parte I)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s