São as flores de Março na Suécia!

Hej! 🙂

Hoje o post é sobre  coisas suecas de Março. Por aqui não tem as “Águas de Março fechando o Verão” mas tem as Flores abrindo a Primavera e deixando a Suécia mais animada, mais colorida e divertida.

Santo Waffle Day!

Domingo passado, 25 de março, foi Vårfrudagen or Våffeldagen!

Vårfrudagen é dia de “vårfru” que vem de “vår fru” – Nossa senhora. É a data cristã de anunciação de Maria que marca os nove meses que antecedem o natal (25 de dezembro). E o waffle nessa história?

Conta-se internet afora que antigamente comia-se waffles em comemoração a essa data religiosa. E, se disser Vårfrudagen rápido vai soar como Våffeldagen e “våffel” significa “waffle”. O fato é que muitos suecos já renunciaram a parte religiosa do dia e adotaram somente a tradição de comer waffles! Assim:
Dia 25 de Março
é também conhecido como dia nacional do waffle na Suécia!

Como vocês podem notar, não sou eu e sim a Suécia quem inventa qualquer desculpa pra comer ou falar de comida…

É Vår!

Embora a primavera seja dia 21 de Marco, os suecos juntam a data temática do dia 25 para celebrar também a chegada da saudosa Primavera!

A Primavera significa Sol para a Suécia. Não no sentido literal mas simbólico (nada de procurar nos dicionários).
Agora o sol começa a esquentar de verdade, os dias ficam mais longos e até o horário de verão chegou (Domingo adiantamos os relógios em 1 hora)! Amanhece às cinco da manhã e anoitece quase sete! Ou seja, mais dia para aproveitar!

E como na Europa as estações são mais definidas do que no Brasil, depois de meses vendo a paisagem invernal de árvores peladas é possível ver os primeiros brotos surgirem e pássaros ocupados fazendo seus ninhos. A grama volta a ficar verde aos poucos e as bancos ficam ocupados com pessoas “lagarteando” ao sol. Ainda não dá para abandonar o casaquinho que ajuda a barrar o ventinho frio que ainda dá o ar de sua graça, mas com certeza as roupas já ficam mais leves. Ah sim,  porque sol por aqui não significa 30 graus e sim 12 a 17 graus.

As floriculturas usam as calçadas para mostrar as novas flores e o assunto da vez é jardinagem. Todo mundo quer montar um jardim agora! Supermercado dá destaque para as flores, terras e apetrechos. E as pessoas levam até sementes! Nas lojas as estampas florais aparecem nas roupas, objetos e até mobiliários, deixando tudo mais colorido. Nitidamente é um tempo de alegria!

Påsk com galinha!

E junto com a preparação da primavera vem também a preparação para a Páscoa!

Ao contrário do Brasil, não tem por aqui corredores de ovos de páscoa no supermercado. Pelo menos não aquele tradicional ovo de chocolateembalado com papel brilhante!

Os ovos são de papel ou plástico que você pode rechear com guloseimas aleatórias (aquelas que vendem por quilo). O coelho por aqui também tem uma amiga na páscoa: a galinha. Decoração temática de galinhas e pintinhos tomam conta da páscoa nas lojas, assim como penas e ninhos. E ovos de galinha decorados para pendurar, para efeitar, para cozinhar, para rechear e até criar uma vela!

Páscoa na Suécia é um grande evento familiar. Os suecos tem praticamente 3 eventos em que se reúnem para saborear pratos típicos (ou caseiros ou grande almoço/jantar): Midsommar, Natal e a Páscoa.
A Páscoa sueca também te origem no cristianismo e significa ressurreição. Se comemora no Sábado (véspera), normalmente um almoço em família com a casa decorada de galinhas e pintinhos e ovinhos. As crianças ganham os ovos de papel ou plástico recheados (não necessariamente de chocolates). Coelhinho também faz parte da festa mas não domina a decoração.

Boa parte dos suecos não são muito apegados mais à religião mas eles seguem a tradição de se encontrar com a família e desfrutar esse momento. Até porque acaba sendo um feriado longo, começando na sexta e voltando somente na terça. Então, não tem nem desculpa..

Bem, hoje o post é curto porque é primavera!
E eu quero passar mais tempo lá fora curtindo a magia do sol também.

Hejdå!

Anúncios

One thought on “São as flores de Março na Suécia!

  1. Olá, Hejdá! Boa tarde!

    Sou professora, estava em busca de curiosidades para levar para meus alunas, dai lembrei-me dos Suecos. Gostei da tradição de como vocês comemoram a Páscoa. Parabéns por valorizarem AINDA MAIS a família nesta comemoração tão ESPECIAL. BJ
    Marister

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s