Fika, vai ter bolo na Suécia!

Hej!

Eu sei, me desculpem, eu só falo de comida. Mas eu juro que dessa vez tem cultura e comportamento envolvidos!

Eu tinha planejado comentar sobre a cerveja hoje devido as comemorações de Saint Patrick pelo mundo afora no último final de semana porém, aqui em Malmö o evento foi tão inexpressivo que resolvi deixar  pra falar sobre cerveja em outra oportunidade. Aliás, se você curte comemorar de verdade Saint Patrick, desrecomendo Malmö. talvez Estocolmo…

Então, hoje vamos falar do típico Fika.

Se você passar um tempinho aqui na Suécia, ou conhecer um sueco (loiro, alto, olhos azuis) ou sueca (alta, olhos azuis, antes loira agora com cabelos pretos tingidos)  logo vai receber um convite para Fika. Esse hábito sueco não precisa necessariamente acontecer dentro de casa em uma mesa, pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite!

Agora que o vídeo esclareceu você não precisa mais fazer mau juízo dos suecos (não por isso).
Fika, portanto, nada mais é do que uma pausa no dia para tomar café ou chá, comer bolinhos e conversar. Aliás, bem comum para nós brasileiros também. (em inglês seria o coffeebreak ou tea time)

Fika faz parte da cultura da Suécia. Um ritual. Eles adoram tomar café e têm muito orgulho do café sueco. O café sueco é forte, servido em canecas grandes e, em geral, os suecos preferem sem açúcar. O sabor é levemente parecido com o café brasileiro, porém com um toque amargo diferente, como se a diferença estivesse não só no grão mas na torra também. Você não curte café? Tudo bem, o Fika também tem espaço para os amantes do chá. Em vários lugares você encontra chá a granel para uma perfeita infusão.

Curiosidade: O açúcar na Suécia é feito de beterraba. Então você pode demorar pra decidir quantos cubos precisa.

Além do café ou chá, para o ritual do Fika é indispensável um bolinho ou pãozinho doce. O mais típico (e meu favorito!) é o kanelbullar (versão sueca do cinnamon roll) que é feito de cardamomo e canela. Mas também tem pãezinhos de massa folhada recheados com cremes ou castanhas, muffins, fatias de bolo/torta, cheesecakes e biscoitinhos. O bolo/torta mais conhecido é o prinsesstårta. (Lembra do Semla do Carnaval? Pois é, era consumido nesse momento!). Esses acompanhamentos podem ser encontrados nas cafeterias ou no supermercado ou mesmo feito em casa!

E pra você que está solteiro (a) e estava pensando em dar uma volta despretensiosa pela Suécia, saiba que o Fika é um momento importante para o xaveco. Calma! Na Suécia cafeteria não é balada! Mas soube de fontes confiáveis que após o clássico romance na balada é costume sueco te convidar no dia seguinte para um Fika, momento perfeito para conversar e conhecer mais sobre o outro. E ai quem sabe já vira namoro! Aqui na Suécia eles não sabem xavecar (ou melhor, enrolar). Então poderia traduzir como Química antes, afinidades depois. E no Fika é onde se ajusta essa parte de afinidades. Fika é tradicionalmente uma atividade entre amigos.

Por fim, eis um vídeo (em inglês) feito por suecos sobre o Fika.

Aula de Sueco: Aprenda a dizer Fika

Leia Fiiiika. (ou em inglês seria Fee-ka)
Agora repita falando mais rápido.

Muito bem! : )

So, let’s Fika?

Hejdå!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s