O junk sabor da Suécia

Hej!

Graças a globalização, podemos ir a qualquer lugar do mundo (inclusive na Suécia)  e, colocando a culpa na preguiça ou desconhecimento do idioma, comprar uma Coca-Cola ou ir a um McDonald’s e pedir pelo número.

Malmö tem aproximadamente 300 mil habitantes e bastante opções de fast food. Não porque eles sejam “americanizados” mas porque, na minha percepção, uma das razões é o incentivo de emprego. O adolescente sueco começa a trabalhar aos 13 anos de idade e aos 16 é comum ir  trabalhar em lanchonetes. Outra razão é o fato de suecos gostarem da gastronomia internacional não importa se sushi ou hamburger. Aqui você encontra de tudo. Difícil é encontrar a tal comida típica, como disse no primeiro post, já que é comida caseira, feita em casas suecas.

Comer fora na Suécia, principalmente em Malmö, é um pequeno evento. Comer fora não é barato e no dia-a-dia as pessoas almoçam suas marmitas ou sandubas no trabalho mesmo e a noite passam no supermercado e vão para casa comer. Então, muito mais pela grana curta ou escolha do que pela pressa, que as pessoas vão ao fast-food.

Dos tradicionais você encontra McDonald’s (aqui em Malmö eu vi apenas 1 na praça mas é 24h!) e Burger King em cada esquina (ou quase isso). No cardápio a diferença mais gritante para brasileiros é o fato de ter Jalapeños. O sueco tem uma quedinha por alimento picantes, mas Jalapeños parece a febre do momento. Você pode comer nos sanduíches e como recheio de bolinhas de queijo empanadas. E são do tamanho do picles! É preciso coragem e bastante refrigerante/agua/suco! Ah, e por aqui Mc Lanche Feliz não ganha brinquedo.

O concorrente sueco dessas duas grandes redes é o MAX.
MAX é inclusive um orgulho sueco, existe desde 1968 e eu já sou muito fã. Quase toda semana vamos lá por diversão. Ele tem uma decoração meio anos 60 interna e seus cardápios tem a pegada de carbono das refeições. Tem apenas duas em Malmö e uma delas é na Praça, no complexo gastronômico, próximo ao Burger King e McDonalds. Se um dia for fazer uma visita rápida a Suécia e optar por um Fast Food recomendo o Max.


fachada em reforma (Malmö) – interior (balcão) – sanduíche sem pão!

Os sanduiches parecem “feitos em casa” com hamburgers mais suculentos (hummm!). Claro que os nomes e ingredientes são em sueco mas nada que a foto não te salve. Você pode montar seu sanduíche e até pedir uma versão sem pão, ideal pra quem está fazendo a dieta do carboidrato! Aqui o Jalapeño marca presença também como opção.  Destaque para uma porção de batata frita que vem com cheedar e picles e você pode comer com garfinho! Se não quiser batata frita você pode trocar por um bowl de salada de feijões. Ah, e como uma boa rede sueca, você pode beber refrigerante ou água ou suco ou café! Assim como a máquina de refil de refrigerante, você pode optar pela de café.

Outra opção que parece fast food a primeira vista mas não é, seria o T.G.I Fridays. O Fridays aqui em Malmö é praticamente uma baladinha. Tem música de balada, pista de dança e o dia tradicional de ir lá é às sextas a noite! Então vou deixar pra falar dele quando o assunto for balada!

Agora, se você está querendo ser uma pessoa mais saudável e menos “hamburguista” tem a variante Subway. Na minha opinião o Subway é um lugar que exige muito diálogo e imaginação para traduzir o que parece aquilo que você está olhando e saber o nome. Mas é sempre uma opção! De diferente do brasileiro, você vai encontrar o fatídico Jalapeño e  uma curiosidade: aqui você pode fazer sua festa com o  Subway que vende sanduíches por metro e prato de cookies! Prato de cookies!

A concorrente Subway sueca é o Redfellas. Em minha opinião, bem mais legal!
Eles vendem smoothies, sucos, sanduíches frios, quentes e saladas. O cardápio é pré-definido com nomes divertidos. Os sucos e smoothies são naturais e feitos na hora assim como os sanduíches e a salada, tudo com ingredientes frescos e frutas de verdade! (Estou ressaltando porque tem gente que ainda acha que na Suécia só tem versão enlatadas ou TetraPak). O ambiente é cool com música de baladinha com espírito fast food: tudo descartável. Opção viagem é muito solicitada em dias de semana. Vale experimentar!

Saindo dos ambientes fechados e indo para as ruas, encontramos tradicionais quiosques e traillers de fast food nos quais você pode comprar sua refeição e comer em pé ou sentada no banco do praça ou ainda pedir para viagem.
Os quiosques vendem comida chinesa in box! (familiar, não?)

Os traillers tem dois tipos: o de Kebab, Falafel e até hamburger e o outro de Salsichão! O de salsichão é igual cachorro-quente, mas no modelo americano (sem molho) e com salsichões alemães! Acho até que vale como algo tradicional escandinavo!

Eu confesso que não experimentei ainda por conta do inverno mesmo. Comer ao ar livre no frio não é muito animador, mas agora que a primavera está chegando a vida parece que sairá da toca junto com a páscoa! 🙂

Hoje em Malmö fazem agradáveis 6ºC e os pássaros começam a fazer seus ninhos.

Hejdå!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s