Como encontrar uma farmácia…na Suécia!

Hej!

Bom, nem tudo é diversão na Suécia. As vezes a gente fica doente e sem assunto, a não ser a própria gripe. Esta semana fiquei de molho em casa por causa de uma gripe. Calma, não tem diferença ter gripe na Suécia (ou pelo menos eu não senti diferença) Embora já ouvi dizer que países diferentes, bactérias, vírus diferentes… Enfim, uma vez gripada você quer tomar qualquer coisa pra ficar curada. E remédio lembra farmácia que lembra que você está na Suécia!

Farmácia para nós, brasileiros, é parte da rotina. Geralmente temos um remedinho ou aspirina na bolsa/mochila para emergências, principalmente se você fica o dia todo fora de casa ou vai viajar. Em casa, também tentamos ter uma mini farmácia a mão. Eu estou longe de ser hipocondríaca (caso você tenha pensado nisso quando viu o título do post). E pra comprovar, esqueci de trazer remédios do Brasil.

Antes de ficar gripada, eu consegui queimar a mão no forno. Sim, foi ridículo e dolorido porém, não grave. O forno tem uma borracha pra vedar e eu encostei a mão naquela borracha quente. Enquanto ficava horas com a mão debaixo d’água me ocorreu que não tinha uma pomada para queimaduras em casa. Aliás, nem antiséptico, nem band-aid… Não tinha nada!!!  Foi ai que me ocorreu que eu precisava encontrar uma farmácia e fazer um kit de primeiros socorros em casa.

Não tem muita farmácia na Suécia. Ok, eles devem pensar que tem, mas se no Brasil tem em cada esquina, aqui tem uma por bairro ou quase isso. E elas são praticamente iguais. Eu demorei pra perceber que não era a mesma em todos os lugares. Isso pode ter um motivo. Antes todas as Farmácia eram estatais e só recentemente, em 2009, foram “privatizadas” com o objetivo de aumentar a oferta e produtos (e quem sabe em mais lugares?)

Reconhecimento:
Farmácia é Apoteket (singular) e Apotek (plural). Normalmente tem a fachada e logo nas cores branca e verde e funcionam em horários “comerciais” algo como até as 17h ou 18h, 20h no máximo! Talvez exista 24h em Estocolmo…Eu já vi duas por aqui em Malmö: a Apotek e a Apoteket (parece pegadinha né?)

fachada de farmácia no shopping

Atendimento
Uma vez dentro da Apoteket, as gôndolas e produtos são razoavelmente familiares só que em sueco, claro. Não estranhe se aparecer magicamente uma pessoa de jaleco branco do seu lado oferecendo ajuda. É comum na Suécia (assim como no Brasil) pedir orientações nas apotek. Pessoa ou farmacêutico? Não sei, mas gosto de imaginar que farmacêutico. No caso de você não querer interagir e chorar suas dores, tem livretos perto das prateleiras com sintomas e remédios recomendados. Calma! Você não pode tomar o que quiser. Aqui também tem remédios controlados e vendidos somente com receita médica. Você vai ao médico e ele receita o remédio diretamente para as apotek. Basta você chegar em qualquer uma, ir até o balcão no final e dizer seu nome que eles te entregam (moderno!). Esse balcão é um mistério para mim ainda, já que não precisei de nenhum remédio “especial”.
Porém se você tiver curiosidade sobre algo mais é só perguntar que me informo e te conto!  🙂

Atendimento da pessoa de jaleco

Passeio pelas prateleiras e gôndolas
Assim como no Brasil, você encontra pelas gôndolas produtos de higiene pessoal, cuidados com a pele, vitaminas e, claro, remédios para você, para crianças e para seu animal de estimação!
Nem todos os remédios são familiares, mas dá para se virar com o paracetamol (paracetamol) e anti-infanflamatórios (Anti inflammatoriska), por exemplo.

Na Suécia as farmácias não tem muitas opções de marcas de remédio. É como se você encontrasse basicamente uma marca e uma genérica. Acredito que, como antes era do governo, opções e variações de preço não eram muito importante e isso deve ainda estar em transformação. Quando você é turista ou novata (ou geminiana) isso ajuda a não ficar pensando muito nas opções!

Paracetamol e Anti-inflamatórios disponíveis (foto by site da Apotek)


Meu kit gripe.

E aqui você descobre que não tem merthiolate, sprays antisépticos e afins. Eu procurei em várias até me conformar e apelar para um daqueles kits prontos de primeiros socorros e lá, como esperado, tinha algo : um lencinho antiséptico. Que depois você descobre que pode comprar eles avulsos ou em caixinhas.

Tem uma área só de vitaminas. Vitaminas para grávidas, para crianças, para adultos, para quem pratica esporte, para quem não pratica, para quem é vegetariano, pra quem está ficando calvo, tem até uma para ajudar na circulação chamada Pikasol! (Opa!)
Eu no momento sou fã da vitamina C efervescente sabores variados. Tem sabor Limão, Laranja, Groselha… Produtos como vitaminas, cremes, lencinhos é comum encontrar da marca da Apoteket ou Apotek. Às vezes, inclusive, é só a marca que tem.

Na parte infantil (Barn) você encontra até balas e  chicletes, normalmente próximo a escova de dentes….

Depois de um tempo você se acostuma e acha tudo mais fácil. Mas no começo, driblar a pessoa que vem te ajudar e tentar decifrar o que são as coisas e onde ficam é um pouco complicado. Principalmente quando você não sabe se o que você está procurando tem ou como chama.

Desculpem o post não divertido, mas estou gripada e não divertida.
Prometo que quinta que vem tem novidades bacanas, talvez sobre comida…. hummm!

Hejdå!

Anúncios

2 thoughts on “Como encontrar uma farmácia…na Suécia!

  1. Apoteket significa A Farmácia, ou UMA Farmácia, ou seja, a Pessoa está sendo específica por exemplo: eu telefonei para A farmacia, eu estou NA farmacia,
    Apotek significa Farmácia, ou seja, a Pessoa nao está sendo específica, por exemplo: essa medicacao vende em farmácia.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s