O que fazer no inverno na Suécia?

Hej!

Muita gente repensa viajar para o Norte no inverno por medo de “congelar”. Não vou dizer que o inverno é a melhor época do ano para viajar, porque não é. E se você é o tipo de turista que gosta de usar pouca roupa, mostrar os dedos do pé e curtir eventos ao ar livre, deixe para vir à Europa no verão mesmo. Agora, se você quer conhecer e viver uma rotina diferente dos trópicos: vem gente!

Do lado Norte do mundo (e na Suécia), Fevereiro foi o auge do inverno. Assim como o verão no Brasil varia conforme a região, na Suécia o inverno do Norte é diferente do Sul. Aqui ao Sul, em Malmö, não neva de verdade devido a um fenômeno de correntes de ar. Sim, é possível e sim, você se sente meio enganada. Faz frio, temperaturas negativas, neva pouco mas não o suficiente para deixar a paisagem coberta de neve por mais de um dia. Em compensação, não há o problema do Norte de ausência de sol e noites infinitas. Aqui o sol acorda às 9h e dá tchau às 17h. Bem razoável.


inverno em Malmö

Apesar de não ter neve, Malmö é como qualquer cidade da Europa e sua rotina de inverno. Lá fora pode fazer todo tipo de frio que nos lugares fechados é sempre em torno de 20 graus. Se tem uma porta, tem calefação, pode entrar! Isso te ensina uma nova dança de “põe e tira” casacos. Em restaurantes e lugares que pode-se ficar por mais tempo é comum ter mancebos para pendurá-los. Nem sempre são ao lado da mesa, mas não se preocupe que ninguém rouba seu casaco ou cachecol. No máximo confundem seu casaco preto e deixam outro no lugar. Porque afinal, todo mundo tem um casaco preto!
Nota fashion: Essa atividade de tirar o casaco a cada lugar faz diferença na escolha de roupa. Diferente do Brasil que a última camada de roupa é que tem que ser bonita, por aqui as roupas bacanas estão debaixo do casaco. E o casaco você acaba inclusive tendo um básico para o inverno todo. Calma, você se acostuma a sair sempre com o mesmo casaco e ninguém acha estranho. Mas claro que nada impede você de inovar, afinal você está na Europa!

Um hábito sueco que faz muito sentido no inverno é o de tirar seus sapatos na entrada de casa. Inspirado no japonês? Não sei. O fato é que ao entrar em uma casa sueca (sua ou não) você deve tirar os sapatos e, claro, o casaco. As casas tem inclusive uma área na entrada com cabides etc. As pessoas podem até trabalhar de meias! Meias, aliás, tornam-se item fashion do vestuário. Furadas nem pensar! No começo você pode achar frescura, mas com o tempo você percebe que as calçadas vão deixando seus sapatos nojentos com mistura de gelo derretido, sujeiras etc e fica feliz com o novo hábito.
Pensamento brasileiro: E o chinelo/Havaianas? Como você anda descalço ou com meias e sua casa normalmente tem pisos de madeira e calefação, não descobri como usar! Quem sabe pra sair no verão…


entrada do meu apto com cabides/capacho escrito em sueco “tire os sapatos”(fonte: google)

Sobre a rotina, para mim o inverno se divide em dois tipos: positivo e negativo.

Positivo é o frio com as temperaturas positivas, acima de zero graus. Acima de zero graus sua rotina muda muito pouco. Sua roupa consiste em basicamente acrescentar um casaco mais grosso por cima de uma roupa de outono (no caso inverno dos trópicos) e, dependendo do vento e do seu frio, luvas, cachecol e um gorro/touca. Porque o vento no frio é bem frio, algo como abrir a geladeira. Aliás meninas, no inverno abandonem seus brincos grandes. Eles enroscam nos cachecóis e congelam  te dando choquinhos térmicos cada vez que encostam no seu rosto.
Sua rotina não muda muito, você consegue caminhar longas distâncias, aproveita a gastronomia do clima tomando bebidas quentes e se permitindo comer comidas mais engordativas (como o Semlan do post anterior ), desfruta a paisagem de inverno mais cinza com árvores peladas e a claridade branca do inverno para tirar fotos.

Negativo é quando o frio desce do zero graus – eu particularmente, sinto mais diferença quando fica abaixo de – 3 graus. Quando a temperatura fica negativa você começa a repensar sua rotina. Você acrescenta uma camada extra embaixo do casaco-mestre e dobra o número de fios das meias e cachecol, incorpora uma ceroula (se você for homem) ou meia calça (se for mulher) a sua calça jeans e seu sapato deve ser obrigatoriamente tipo bota – forrado/ impermeabilizado e com um solado que ajude você a escorregar menos. Porque andar na neve é como andar na areia fofa da praia, é só cansativo. Agora, andar depois que ela derrete e forma uma camada de gelo fino no chão, é um teste de habilidade!
Sua rotina agora inclui pensar no caminho que irá fazer para ir ao trabalho ou supermercado, porque não dá para ficar muito tempo exposto ao frio. Então caminhos curtos, ônibus e paradas alternativas como um café no caminho, fazem parte do roteiro. As pessoas tentam andar bem mais rápido (quando o gelo permite), seja pra esquentar ou mesmo para chegar ao próximo ponto. nada de querer puxar assunto no meio da rua! A parte bacana desse frio é que embora não tenha muitas pessoas nas ruas, você as encontra em cafés, restaurantes e pubs bem animadas! Museus, cinemas e shopping passam a ser bons lugares também para diversão.

Enfim, como a vida acontece mais dentro de casa e dos lugares do que fora, você tem vontade de experimentar e visitar restaurantes e lojas às vezes só para fugir do frio. E acaba fazendo grandes achados e se divertindo! Em Malmö as lojas fecham às 18h e a maioria dos cafés e restaurantes e o shopping às 19h ou 20h. Próximo ao final de semana, os pubs ficam abertos até às 4h. Claramente há uma vontade coletiva de ir para casa mais cedo.

A verdade é que as pessoas aproveitam o inverno de várias formas. Porque a vida também é muito curta pra você ficar entocado 4 meses esperando passar. As pessoas passeiam normalmente com seus carrinhos de bebê e seus cachorros (que nem usam roupinhas!), fazem corridas, patinam e até há quem aproveite o inverno e seu gelo para adentrar no Canal e pescar!

E existe uma sensação fantástica: o final do inverno.
O inverno está chegando ao fim e eu já estou ansiosa pela dona primavera depois de ter visto semana passada os patinhos aproveitarem o degelo do canal.

Hej då!

Anúncios

2 thoughts on “O que fazer no inverno na Suécia?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s