Fevereiro na Suécia

Hej! 🙂

Aproveitando que o mês está acabando, que tal um pouco da cultura sueca em suas datas comemorativas de Fevereiro?
Tem muito amor no Alla Hjärtans Dag, muita música no Melodifestivalen e, claro, muita caloria no Fettisdagen!

Alla Hjärtans Dag ou Dia dos Namorados

Em boa parte do mundo, 14 de Fevereiro é um dia romântico chamado Valentine’s Day. Na Suécia, o dia dos namorados também se comemora neste dia mas é chamado de Alla Hjärtans Dag ou Dia de Todos os Corações. É engraçado como uma data como essa acaba revelando bastante de uma cultura e como o amor pode ficar muito brega nessa época.

teve neve pra brincar no Alla Hjärtans Dag!

Uma semana antes da data, as papelarias deram destaques aos cartões temáticos, lojas trouxeram os ursinhos e os objetos com coração para frente e doces e muffins em forma de coração estavam nas padarias. Os restaurantes exibiam cardápios especiais no dia. E só. Não teve nada de promoções na TV, cartazes e sei-lá-o-que incentivando a compra de tudo para seu amor. Não quer dizer que os suecos sejam “frios” ou que não “valorizam seus parceiros”. Eles apenas não tem a cultura do consumo. No dia 14, no entanto, avistei pessoas nas papelarias escolhendo cartões, comprando vinho ou mesmo em fila para comprar flores! Enfim, providenciando corações para presentear os amados. Tudo moderado, discreto, lagom – como diriam os suecos.

cartão de Alla Hjärtans Dag

Aliás, longe de serem os reis do xaveco, os suecos parecem levar bem a sério seus relacionamentos assim como sua liberdade. É comum, por exemplo, ter programas entre amigos durante a semana em pubs e cafés e no final de semana ver casais em programas mais românticos, sair para jantar ou apenas aproveitando juntos o dia. É um tipo de amor pingüim.

Anote: Na cultura sueca, amor é um sentimento exclusivo para família e companheiro. Ninguém usa o verbo amar como sinônimo de “gostar muito”. Então nada de sair falando que ama tudo e todos! (mesmo conversas em Inglês, eles usam muito mais o like). Beijo também é algo restrito aos parceiros. Mesmo no rosto! Abraço é só para os amigos. E para conhecidos (recentes ou não) um aperto de mão já demonstra satisfação do encontro.  O dia que você ganhar um abraço na despedida, sinta-se aceito pelo grupo!

E o coração? Onde entra nesse dia? Não sei. Minha opinião é que deram esse nome para fugir de qualquer sentido religioso…

Ah, já ia me esquecendo!  Neste período você encontrará muitas balas de goma de groselha (ou framboesa) para vender! Algumas em formato de coração, outras em embalagens românticas ou só para deleite mesmo! Acho que deve ser a variação do chocolate para os suecos, uma vez que os chocolates suecos não são lá muito gostosos e eles gostam daquele parque de doces a granel que falei no post passado.

Melodifestivalen ou Festival 80″s repaginado (?!)

No dia 04 de fevereiro começou o Melodifestivalen – o tradicional festival de música popular sueca. O Melodifestivalen é transmitido ao vivo pelo canal de televisão SVT1 (e internet) e divide a audiência sueca em fãs e envergonhados.

O formato é de competição. Os candidatos são apresentados como estrelas pop, cantando canções inéditas e de própria autoria (em sueco ou inglês). O vencedor do Melodifestivalen é escolhido por um júri e pelo voto dos telespectadores e irá representar a Suécia no Festival Eurovision, onde países europeus competem musicalmente para ser o melhor.

veja o trailler o programa:

O Melodifestivalen mantém sua relevância na cultura musical da Suécia por ter lançado nada menos que o grupo ABBA, que ganhou o concurso Eurovision em 1974 com a música “Waterloo”. Além do fato de gerar a expectativa do próximo ABBA, o festival deve lançar novos talentos.

Queria saber como foi? Veja apresentação de ABBA no Melodifestivalen 1974:

O fato é que é uma mega produção com duração de 2 horas cada programa, todos os domingos até o dia 10 de março e muitas famílias suecas se reúnem em frente a TV para torcer!

A abertura do program para ter uma ideia do que é hoje:

Fettisdagen ou Dia de Semla

Enquanto no Brasil tem carnaval, a última terça-feira antes da quaresma, a “Fat Tuesday”, é comemorada na Suécia com Semlor (plural de Semla)!

Semla é uma espécie de bomba (calórica), feita de um pão redondo de trigo com cardamomo, mais ou menos 10cm de altura, recheado com pasta de amêndoas, muito chantilly  e açúcar refinado decorando o topo.

A palavra Semla vem do latim simila que significa pão de trigo. Segundo a tradição, como pão era a única fonte de alimentação durante a quaresma, as pessoas começaram a fazer buracos e rechea-los com cremes e amêndoas. Após a Reforma Protestante, o Semla era consumido toda terça-feira no período da Quaresma. Hoje já se encontra Semla a venda desde o Natal até a Páscoa (período do inverno). Mas o dia oficial ainda é na terça-feira, quando suecos se reúnem e saboreiam um ou mais! Uma farra alimentar!

As pessoas compram Semlor em padarias ou mesmo no supermercado. Pode-se saborear com os amigos após o trabalho numa cafeteria com café ou fazer um jantar com muito semlor em casa. Há quem coma puro com café ou mergulhado no leite (no leite eu não vi). Ah sim, homens que usam colher para comer o Semla são motivos de chacota!

História sueca mal contada:

Conta a história sueca que o rei Adolf Fredrik teria morrido após comer vários semlor! Claro que não foi só isso que ele comeu,  massss semlor foram o gran finale !

Era Fettisdagen, ele teve um jantar real que consistia em caviar russo, arenque, lagosta, chucrute e nabos. Para sobremesa: champagne e semlor regados com leite morno!

Logo após o jantar, o rei teve uma dor no estômago e uma parada cardíaca!

As pessoas acham o Semla tão calórico mas tão tradicional que o Departamento de Comidas do Governo (!) faz questão de enfatizar que não se deve comer mais de um por semana!

Mas não é bem o que se vê na terça-feira….

Hej Då!

Próximo post: Inverno no Sul da Suécia. Aguardem!

Anúncios

One thought on “Fevereiro na Suécia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s