Enquanto isso em Malmö… (na Suécia)

Hej! 🙂

Enquanto rolam os preparativos para o Carnaval no Brasil, eu aqui me preparo para ir ao supermercado e garantir as refeições da próxima semana! Sim, alimentar-se em outro país é uma aventura. E não, nem sempre é divertido. Assim, atendendo a pedidos inventados, meu primeiro post será sobre Comida e Supermercado de Malmö.

Sobre Comida

Quebrando o primeiro mito: A comida típica da Suécia não é peixe. Todo mundo me aterrorizou (eu detesto peixe) me fazendo imaginar que o supermercado seria na verdade um aquário. Mentira. Tem peixe como no Brasil: uma opção a mais. Mas dizem que na Noruega é peixe mesmo…

Então qual a comida típica da Suécia? Eles dizem que não tem. Ou eu não encontrei uma pessoa que saiba de verdade. Alguns blogs comentam sobre uma torta de carne feita com vários tipos de carnes (mas eu ainda não achei). Sendo assim, eu digo que é almôndegas com purê de batata e uma espécie de geléia mix de berrys agridoce. Para mim, esse é o P.F. sueco. Inclusive tem na IKEA como tal. Batata e almôndegas são as estrelas do supermercado. E sim, as almôndegas, mesmo as congeladas, são muito boas!

Restaurante é restaurante. Tem de tudo. De pizza a carnes duvidosas. Tudo parece muito bom porém, é caro. Não porque o prato é sofisticado, mas porque PESSOAS para te servir custam bastante para o restaurante. Mas vou deixar pra falar de restaurantes em outro post. Não percam!

Sobre supermercados:

Já encontrei pelo menos 4 tipos pelo caminho. Mas, como todo mundo, vou no mais próximo de casa.  Pra minha sorte (ou azar?) tem dois diferentes. Um é o Coop (tipo o Extra) e outro é o Hemköp (tipo Pão de Açúcar). O Hemköp é mais bonitinho e menor, o que deixa menos perdida dentro dele e logo, é meu atual favorito! Os nativos já me disseram que o Coop é mais barato mas, no momento, não ficar perdida vale mais.

Apesar de poder se comunicar em inglês com as pessoas suecas, no supermercado os produtos só falam sueco. Quer dizer, falam sueco, dinamarquês, norueguês e finlandês! Ou seja, se você esperava alguma instrução em inglês, sorry. Então, se você não sabe sueco como eu, recomendo paciência e uma dose de ousadia.

Algumas embalagens ajudam. Normalmente tem um animal ilustrado na embalagem que traduz a origem do alimento. Já deixei de comprar um queijo de Alce por ter um Alce na capa! Educativo. Graças a globalização, você encontra marcas conhecidas como Coca-Cola e Barilla que oferecem um certo conforto a sua cestinha de compras. Eu confesso que já comprei um molho Barilla só pelo prazer de saber o que estava comprando. Outras coisas você compra pela livre associação como pão,leite, arroz, açúcar em cubos…

Agora, tem coisas como carnes e derivados, que você olha, olha e tenta a sorte. Porque não dá pra decifrar os cortes de carne e eles tem milhões de opção de embutidos, por exemplo. Se você é vegetariana, você passa com louvor nessa parte.

Mas se você é fã de comidas congeladas, este é o lugar! Como é comum as pessoas almoçarem no trabalho e usar o microondas, tem bastante variedade. Inclusive porções individuais! Vem até com brócolis!

Quebrando o segundo mito: Você encontra sim frutas tropicais na Suécia. Porém, elas não tem preço de banana. Um Papaya, por exemplo, custa mais que alguns quilos de kiwi. Aliás, também tem banana!

Agora, o que você encontra em todos os lugares mesmo é doce a granel! Algo como Sweet Sweet Way (conhece?) mas com baldinho. Sim, baldinho! Claro que no Hemköp também tem um, assim como locadoras, estações de trem…

Em Malmö, o custo de vida é similar ao de São Paulo. Portanto, nada é barato. Entretanto, sempre tem a “banquinha da promoção” que na maior parte das vezes consiste em “leve 3 por X”. Normalmente o X significa um arredondamento do preço para baixo. Então é como se fossem centavos de desconto e não um produto inteiro. Minha promoção favorita no momento é da banquinha do FIKA. Que são coisas-pra-acompanhar-o-café-da-tarde. 3 bandejinhas de muffins ou brownies ou tortinhas por 25 SEK! Algo como 7 reais!

Por fim, aqui você não paga pela sacola plástica do supermercado. Acredito que o motivo seja eles já usarem sacolas recicladas. A sacola do Hemköp vem estampada “sacola verde, feita de cana de açúcar”. Mas você pega quantas sacolas acha que vai precisar antes de passar a compra. Tem que planejar antes!
Update errata:
PS: Recebemos um comentario informando que paga-se sim pela sacola. Acho que eu não conferi adequadamente na nota. O que me fez pensar que podia ter um aviso mais claro de quanto custava antes de pegar…

Hej då!

Anúncios

6 thoughts on “Enquanto isso em Malmö… (na Suécia)

  1. Engano seu… aqui na Suécia a Pessoa PAGA SIM pela sacola plástica de supermercado. Vc que nao deve ter percebido, mas na notinha fiscal do supermercado vem o valor da sacola, em alguns supermercados custa 1,0 SEK ou 1,5 SEK, se a pessoa optar pelas de papel costuma custar 2,00 SEK.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s