Rock no Camboja – surreal

Camboja Psicodelico

A inusitada reportagem Retorno do rock devolve a memória histórica ao Camboja de Laura Villadiego apareceu no Yahoo Noticias e eu lamentei a gente nao ter ido na baladinha de rock que tem em Siem Reap. Se eu soubesse que era assim eu ia fazer um esforcinho pra ir!

olha o look 60's q eles tinham

A cena de rock na prospera capital do pais Phnom Pehn foi forte nos anos 60 inspirada em Beatles e Rolling Stones, misturando instrumentos tradicionais com os estrangeiros. Dificil imaginar toda essa cena psicodelica e produzida depois de visitar o pais tao pobre hoje em dia. As principais estrelas eram: Sinn Sisamouth, Pan Ron e Ros Sereysothea.

Em 1975 o Khmer Vermelho acabou com as manifestacoes artisticas e a maior parte dos artistas morreu no exilio. Em 2001, surgiu o grupo Dengue Fever (o que eu gostei mais, meio musica de filme do Tarantino), americano mas contando com uma vocalista khmer. Olha os nomes das musicas: Sleepwalking through the Mekong, One Thousand Tears of a Tarantula, Lost in Laos. Surreal!

dengue fever


dengue fever - sem palavras

E hoje em dia a surgiu o The Cambodian Space Project, com a vocalista Srey Thy, mais ligado na tradicao khmer e baseado em Phnon Penh.

Anúncios

2 thoughts on “Rock no Camboja – surreal

  1. yona! Que pena, não fomos!! Fantástico este nome, veja só que doidera, quase igual ao seu apelido tarantino yellow fever!! vc e os cambodianos são ótimos com nomes, adorei o nome das músicas!

    Gostar

  2. Cambodian Space Project é meu favorito, a primeira música que escutei foi a versão de House of the Rising Sun que a banda fez. Há ainda a parceria do Cambodian Space Project & Kung Nai “Women” que mistura música indiana com cambojana. É interessante ver esse lado oriental do pop, que nos foi trazido pelos Beatles e que eles retomaram com o rock psicodélico dos anos 70 de bandas como Love, o grupo do Jimmy Hendrix e dos próprios Beatles. Dengue Fever e os artistas dos anos 60 me fazem lembrar o que há de melhor no rock e no pop. Obrigado por compartilhar esses sons.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s