Bali: hindu, muçulmana ou budista?

No século 7 os comerciantes indianos começaram a chegar em Bali. Antes disso, a figura da divindade era identificada como o espírito do arroz cultivado pelo povo original de Bali.

campo de arroz

Nos séculos seguintes, ondas de imigrantes e governantes hindus continuaram a chegar. Não por acaso, mas sim optando por escapar da disseminação do Islã em Java.

Em algumas ilhas da região de Bali, contudo, há influência muçulmana. Mas em torno de 93% da população é oficialmente hindu. Diz-se hindu, mas a versão do hinduismo praticada em Bali é diferente das outras difundidas pelo mundo. Por influencias provenientes da China e norte da Índia, traços do budismo e confucionismo são encontrados, assim como as crenças animistas advindas dos nativos balineses.

A título de curiosidade, em Bali, dizem que os espíritos demoníacos estão espalhados por diversos lugares, mas eles têm os locais favoritos para esconder-se. Fique atento aos cemitérios, cruzamentos de ruas, pedras grandes, determinadas árvores, cachoeiras…Diante desta crença, não é de surpreender a quantidade de templos espalhados, já que para satisfazer os espíritos as pessoas podem deixar suas oferendas.

oferendas

Dia especial, cesta de oferenda especial

mini templo ao lado da cachoeira

Anúncios

One thought on “Bali: hindu, muçulmana ou budista?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s