Comida típica Khmer (Camboja)

A comida do Camboja foi a que eu mais gostei do Sudeste Asiático. Ela tem a complexidade de sabores da tailandesa, misturando doce e salgado, mas eles vão mais devagar na pimenta que na Tailândia.

A base da alimentação khmer é o arroz acompanhado de peixe e o prahoc, descrita em alguns lugares como infame pasta de peixe fermentado (infelizmente – talvez felizmente, peixe fermentado? – não achei prahoc em restaurante nenhum, nem na aula de culinária tinha).

pescando a comida da família com cesto

depois seca os peixinhos ao ar livre

Nos restaurantes a especialidade é o peixe amok, pedaços de peixe ensopados em creme de coco, folhas de ngor (pode usar folha de banana também), chilli, açafrão, gengibre, capim-santo, molho de peixe, folha de limão kaffir, alho, açúcar e ovo – também dá pra fazer o prato com carne, frango, camarão, mas foi consenso que o peixe combina mais.

Peixe amok e menu degustração do Angkor Palm - rolinhos primavera, salada de papaya, porco sweet and sour e frango ao curry

Outro prato típico e com apresentação interessante é o churrasco khmer. Esse é do estilo faça você mesmo refeição coletiva, eles colocam a “churrasqueira” na mesa e trazem os ingredientes: carnes (a gente escolheu: frango, cobra, porco, carne e camarão), vegetais, macarrão, sopa e banha de porco. A sopa e os vegetais ficam na base e as carnes e a gordura das carnes e da banha escorre para o caldo.

churrasco khmer - nove dolares e serviu 3 pessoas facinho

ingredientes na panelinha e sopa no bule

carne de cobra, parece um frango meio duro

Queria comer durian, a fruta do demônio, o rei das frutas, mas a gente foi pra Ásia fora da época então não conseguimos achar. O durian tem cheiro tão forte que é proibido comer em lugares publicos, como metrô e alguns dizem que cheira chulé, outros dizem que é cheiroso. Mas quem gosta da fruta descreve como um gosto de creme, baunilha maravilhoso. Outros dizem que lembra o gosto de queijo. Provei sorvete de durian em Siem Reap e não curti, não sei se o sorvete pegou só a parte ruim da fruta, ou se é ruim mesmo.

Restaurante Angkor Palm – restaurante em Siem Reap com menus degustação

Cuisine du Cambodge.com – site com receitas de pratos khmer

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s