Aluga-se moto – alugar moto na Tailândia

Umas das formas mais populares, econômicas e práticas de se locomover em alguns países da Ásia é de moto. A ressalva para “alguns países” porque caso não tenha experiência com a coisa, na Indonésia, por exemplo, é pouco recomendado. O fluxo de carros e motos neste país é assustador. A dica fica mesmo para a Tailândia, a parte das ilhas sobretudo e ao norte. Em Bangcoc é muito cheio também, e não é necessário visto que a existem muitas opções acessíveis, como táxi, ônibus ou barco.

Funciona da seguinte maneira, por um valor que varia entre 150 a 200 baths, aproximadamente US$ 5 – 6.7 aluga-se uma moto automática por 24 horas. Como garantia, existe um contrato e é necessário deixar o passaporte. Caso acontece algum acidente e a moto fique danificada existe uma tabela de preços e tem que pagar. Isto é um pouco complicado porque uma de nós caiu de moto, e a moto sofreu alguns arranhões, assim como a acidentada. Mas a maneira como foi cobrado foi um valor total da tabela, ou seja, se caso ela tivesse caído feio e danificado partes da moto seria o mesmo valor. Nestes casos a dica é levar a uma oficina qualquer e orçar porque seguramente a troca de peças ou até reparo provavelmente sairá mais baratos do que negociar com o dono da moto.

Outra coisa que não faria novamente é deixar o passaporte. Este documento é quase tão importante quanto sua vida fora do país, por tanto pense duas vezes. Caso tenha mais de um passaporte, deixe aquele que não tem o carimbo de entrada do país.

Salvo todas as observações esta foi uma das experiências mais desafiadoras e divertidas da viagem. Desde o inicio vinha pensando em me aventurar de moto, embora nunca tivesse dirigido uma… em uma ilha chamada Kho Tao, aconteceu!

Uma de nós, a acidentada, já tinha experimentado em outra ilha e ficou de instrutora. Mas tínhamos que atuar como se já soubéssemos o que estávamos fazendo, caso contrário as motos não seriam alugadas. Compramos a gasolina e saímos por uma estradinha estreita de barro treinando inicialmente. Tudo estava correndo bem, quando a nossa instrutora, creio que pelo confiança caiu da moto. Para nossa sorte foi um acidente leve, que deixou marcas e feridas, mas nenhuma lesão grave.

Daí em diante restaram apenas 2 motoqueiras de primeira viagem. Kho Thao é uma ilha pequena, mas cheia de morros, e bons lugares para a prática do mergulho. Este foi o nosso foco. Fomos até o extremo norte, encontramos um lugar lindíssimo, mas sem acesso ao mar e depois decidimos ir para outra parte da ilha chamada mango bay. Os dias anteriores foram de chuva, então as estradas estavam um pouco enlameadas. Algumas pessoas não recomendaram seguir este caminho, mas nos decidimos ir até onde dava qualquer coisa daríamos meia volta.

Well, somos brasileiras. Se no inicio daquele dia nublado alguém me contasse tudo o que estaria por vir, primeiro contato com moto, acidente, e fazer rali de moto subindo montanhas com terreno irregular eu não acreditaria. Mas nos saímos muito bem! O problema são umas dores no dia seguinte, no braço, no glúteo, nas costas, mas tudo valeu pela aventura.

Tive outras experiências com moto no decorrer da viagem, dessa vez em uma ilha maior, com estrada mesmo. Reconheço que fiquei com medo em vários momentos, principalmente quando eu e uns amigos paramos no acostamento para ver um búfalo gigantesco e quando tentei com pressa colocar a moto pra andar visto que o animal se aproximava, quase saí da estrada…

É importante não se deixar levar pela confiança, é algo perigoso principalmente se não existe experiência. Minha medida de segurança foi sempre respeitar um limite baixo de velocidade, e é claro analisar onde dirigir. Eu não alugaria moto em Bali, por exemplo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s