Práticas de saúde na viagem

condições duvidosas

Nada mais inconveniente do que planejar uma viagem com todo carinho, expectativa e depois ficar doente, passar boa parte dos dias no banheiro, com febre, fraqueza, enfim coisas que não são boas nem em casa, muito menos em um país distante e desconhecido.

Claro que nem sempre isso é previsível, mas existe certo controle. Diria que é uma questão de responsabilidade tomar precauções antes, durante e depois da viagem. Além do que o investimento financeiro é grande.

Tudo começa antes, e não me refiro a um dia antes, mas uns 15 dias antes. É necessário marcar uma consulta com o médico, informar os países que pretende ir e daí em diante vêm as medicações e vacinas. Não é apropriado tomar as vacinas dias antes da viagem pois pode-se ter afeitos colaterais.

Como o Nepal, e até então a Índia faziam parte do roteiro, o número de vacinas aumentou, pelas condições sanitárias dos países. Ao todo, foram necessárias vacinas para tifóide, hepatite A, meningite, pólio e a tríplice tétano, difteria e coqueluche, além de duas doses líquidas de um remédio para cólera, e comprimidos (antibióticos) para malária. Para este acredito que existem diferentes prescrições, no nosso caso tivemos que começar a tomar 10 dias antes de chegar ao local de risco e continuar tomando um mês depois de sair. Mas como só são vendidos sob prescrição pergunte ao seu médico.

bushman: repelente com 80% de proteção. Grudento, estraga o esmalte das unhas, mas muito eficaz.

Não dá para se aventurar e comer salada e tomar suco ou água em qualquer lugar, a situação é bem crítica no Nepal. Eu não me arrisquei a comer nas feiras de rua na Tailândia (só umas 2 vezes…). São comuns histórias de pessoas que levam de lembrança salmonelas. Não é legal.

Outro aviso importante: descanse e durma bem de vez em quando. Eu também compartilho desta inquietação de estar em um lugar incrível e vontade de fazer 3000 coisas em um só dia, mas relaxe. As trocas de ilhas, cidades e países tornam a viagem cansativa e desgastante, então tente se preservar para aproveitar todos os dias da viagem com saúde e energia. O mesmo vale para o uso de bebidas alcoólicas e outros.

Salvo alguns enganos, viajar não é fácil! Mas eu não teria nenhum problema em lidar com estas dificuldades pelo resto da minha vida! Haaaaaaa eu quero viajar!!

Checklist de saúde para viagem:

– Faça um checkup dentário.

– Faça um seguro de saúde para a viagem.

– Use repelente.

– Pílulas de malária: tome SEMPRE com comida, e beba BASTANTE água para engoli-lo. Caso contrário poderá sentir náusea e enjôo.

– Use protetor solar regularmente.

– Pratique sexo seguro, use camisinha.

– Só coma alimentos cozidos, no vapor, ou descascados.

– Lave as mãos antes de comer.

– Acidentes matam mais viajantes do que infecções e doenças, então se cuide:

Observe os limites de velocidade, use cinto de segurança ou capacetes, evite dirigir pela noite e nunca dirija embriagado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s