Tubing em Vang Vieng, Laos

Desde a época em que eu trabalhava no bar em Sydney eu tinha reparado na camiseta do Tubing. Depois, a vi algumas vezes nas andanças pela Ásia e sempre pensava: tanta camiseta legal pra comprar, porque a pessoa vai comprar uma camiseta feia com uma bóia escrito In the Tubing?

tutubing?

Naquela época ingênua, eu ainda não sabia a extensão e dimensão do fenômeno social Tubing (como ficaria o nome em português?). Tubing, para os ingênuos como eu, é uma das atividades obrigatórias de toda viagem mochileira no sudeste asiático que consiste em descer o rio Namsong em Vang Vieng no Laos  usando uma câmara de pneu de caminhão (tube) pintada de amarelo como bóia e no caminho apreciar drinks e comida local nos bares de beira de rio.

MAS, depois de ter feito o tubing, tudo o que eu posso dizer é q eu eu comprei DUAS camisetas! Pra lembrar pra sempre desse dia. E se a gente tivesse tempo hábil com certeza  teria feito o tubing muito mais vezes.

É muita xacotice! Como a Full Moon Party acho q desperta o lado criança das pessoas, é tudo muito colorido,  lúdico, espontâneo e alcoólico, além de ridiculamente barato, parece até q é preço de banco imobiliário. Tem toboagua, tem tirolesa,  tem fogueira, tem q ser puxado pros bares por uma corda (imagina vc descendo com a correnteza, aí dá tchau pro cara do bar e ele joga uma cordinha com uma garrafa pet na ponta pra vc segurar e ele te puxar, assim, depois de 7 shots de whiky, é o auge da aventura), tem montanhas lindas em volta do rio pra ficar viajando enquanto gira na boia e tem abundante distribuição gratuita de shots de whisky de arroz de graça (sério, não precisa nem consumir pra ganhar, em alguns bares vem alguem servir, em outros tem uma mesinha com os copos de shot e a garrafa)

tubing

tutubing!

 

tubing_tirolesa

nosso amigo alemão se jogando no tubing

 

tubing_last_bar

último bar, na curva do rio

Será que existe esse descontrole no Brasil?  Ouvi dizer que o pessoal da ESALQ de Piracicaba tem uma festa nesse estilo e vi uma foto de um tal de boia-cross, mas acho que não é a mesma coisa.

Burocracia

Bom, Vang Vieng deve sua popularidade ao tubing, então chegando lá é fácil de achar uma das duas centrais do tubing

escritorio_tubing

central do tubing

Daí  o aluguel da bóia e transporte ida-e-volta custam  7 dólares  e  tem que deixar 7 dólares de depósito pela bóia, se quiser pode alugar salva-vidas e bolsa impermeável. Se devolver a bóia depois das 6 da noite eles não devolvem o depósito.

transporte_tubing

rumo ao descontrole

Dicas

×           depois que a “van” deixa o pessoal, tem q dar uma caminhadinha para chegar até o primeiro bar –  Q Bar (q é bem legal, toca músicas não-óbvias como Beatles e Elvis e tem uma outra filial na rua principal de Vang Vieng – parece q alguns bares pagaram o governo pra dar uma falseada no starting point)

×           a gente começou o tubing as 11:00 (eles escrevem o n.o pela ordem de chegada na mão, eu fui n.o 5!) e fomos embora lá pelas 4, o q deu 5 horas de tubing, achei um bom tempo, no começo tava bem vazio, pra quem começar cedo recomendo dar uma enrolada nos primeiros bares

×           tem uns avisos indicando o fim do tubing pendurados nas pontes, um dos últimos bares chama Family Bar (que apesar do nome é bem animado e além dos shots free, tem comida de gratis tb – uma fruta chamada kutko q tem gosta de maçã e comida tipica do Laos) e o último é um bar bem grande na curva do rio, depois disso acabou. A gente acabou navegando um bom pedaço até entender q não tinha mais bar e perdeu o ponto de encontro da volta, daí pagamos pra voltar de tuk tuk (baratinho, 2 ou 3 dólares).

family_bar_tubing

free kutko

×          o sol se esconde lá pela 4 e a temperatura cai bastante

×        os bares vendem drinks e cerveja pra viagem (pra tomar na bóia)

×           fomos em janeiro, q era temporada seca, então o rio estava bem baixo (ralei as costas de leve até) mas aí a travessia demora mais – umas três horas, entre maio e outubro q é época de monções

×           super vale a pena comprar a dry bag do tubing pra guardar o dinheiro  durante o tubing e uma bolsa impermeável (ocean pack), eu usei as minhas a viagem inteira e as pra alugar as vezes vazam

×           a venda de drogas é bem, digamos, acessível e diversificada (um restaurante que a gente foi tinha happy menu – happy pizza de varios sabores, maconha e ópio em várias apresentações), mas rola uma indústria do flagra de maconha, policiais disfarçados cobram 200 dólares de multa de quem for pego

×           Recomendadíssimo tomar um lanchinho nos bares que passam Friends ou Family Guy non-stop, o díficil é levantar pra ir embora com um episódio atrás do outro

tubing_Bar_friends

Friends non-stop

Outros relatos:

http://journals.worldnomads.com/safetyhub/story/61594/Laos/River-Tubing-Without-Drowning

http://www.travelblog.org/Asia/Laos/West/Vang-Vieng/blog-518079.html

http://rachel-elich.blogspot.com/2010/05/tubing-se-moda-pega.html

http://www.ehow.com/how_2364962_go-river-tubing-laos.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s