Cozinha tailandesa – comida típica da Tailândia

pimenta malagueta

A cozinha tailandesa caracteriza-se por pratos leves e preparados com fortes componentes aromáticos. São equilibrados em todas as receitas tailandesas elementos que dão o toque picante, doce, salgado, azedo, e as vezes o amargo. Para isso os principais ingredientes utilizados são: o curry (verde, amarelo ou vermelho), diferentes tipos de gengibre, molho de peixe, limão, chilies, molho de soja, molho de ostra, açúcar da palma, capim-limão e outros.

peixe frito no mercado

cogumelos vendidos no mercado

petiscos

mais ingredientes no mercado

ovo rosa?!

A maior parte dos pratos é picante. Caso isso seja um problema para você, pergunte se há a possibilidade de não ser picante. Eles entendem que algumas pessoas não conseguem lidar bem esta particularidade. Mas esteja pronto para comer uma comida picante, isto é cultural e eles não conseguem se controlar e deixar a comida 100% sem chilie.

hot sour prawn soup

 A comida, picante ou não, é deliciosa! Desde as entradas, saladas até as sobremesas. Uma ótima experiência para se familiarizar com os pratos é fazer um curso de culinária. Eles são oferecidos por toda parte na Tailândia. Caso tenha a chance de conhecer o norte, a recomendação aqui vai para fazer o curso em Chang Mai na Thai Orchid cookery school (www.thaiorchidcooking.com), ou, ainda na mesma região, numa fazenda, local recomendado pelo lonely planet e por amigos de viagem. Os cursos podem ser pela manhã, pela tarde ou o dia inteiro, este custando o equivalente a $30. Os professores são muito simpáticos e o curso inclui uma visita ao market e introdução dos ingredientes utilizados, todo o material, além de um livro com todas as receitas, água, café e chá e, é claro, comer tudo o que você cozinhar!   

cozinha

sala com espelho no teto para acompanhar melhor a receita

fritando os spring rolls: momento tenso

mão na massa

explicação no mercado local

Alguns exemplos de pratos tailandeses são: chicken in coconut milk soup, spring rolls, Pad Thai, green papaya salad, e a melhor sobremesa, mango with stick rice.

chicken in coconut milk soup

green curry chicken

pad thai

Panang curry with pork

yellow curry with chicken

spring rolls

sweet sticky rice with mango

Segue a receita da salada preferida:

Green Papaya salad ou Som Tam(2 pessoas)

green papaya salad

Ingredientes:

100 g de mamão verde

A mesma quantidade de broto de feijão

2 dentes de alho

5 a 10 pimentas malaguetas (seja prudente)

1 colher de sopa de camarão seco

1 colher de sopa de amendoim torrado

1 limão

2 tomates (cortados em 8 pedaços)

Molho:

 2 colheres de sopa de molho de peixe

2 colheres de sopa de açúcar de palma

Modo de fazer:

-Descasque o mamão e lave em água corrente para tirar a acidez. Corte o mamão ao meio e rale em tiras. Reserve.

– Use para todo o preparo uma cumbuca que possibilite amassar os temperos e misturar os ingredientes.

-Coloque o alho e a pimenta, dentro da cumbuca e amasse com um socador.

-Adicione o broto de feijão e misture cuidadosamente.

-Adicione o molho de peixe, o açúcar de palma, o suco do limão aos demais ingredientes e misture até que o açúcar de palma esteja dissolvido.

-Depois adicione o mamão verde , os tomates, os camarões secos, os amendoins torrados, e misture todos os ingredientes, podendo amassar gentilmente para extrair mais os sabores.

-Sirva com arroz, vegetais ou pura.

Anúncios