Vida longa ao Rei da Tailândia! – aniversário do Rei em Bangkok

Dia 5 de dezembro é o aniversário do Rei da Tailândia, o rei Bhumibol ou rei Rama IX. O rei é uma figura bem importante na vida tailandesa, ele é adorado em altares espalhados pela cidade e  tem fotos dele em vários momentos da sua vida espalhadas pelas casas, lojas e até pelas ruas, em altares e outdoors . Eu fiquei fã do rei, ele já foi monge, tem vários projetos sociais reais, combateu a cultura do ópio, escreveu um livro, tem a fotografia como hobby, toca saxofone e até músicas escreveu, além de usar roupas super fashion. 

do monastério as aulas de saxofone

família real e fotografia real

rei e rainha e a familia reunida

Muito querido, o rei já está velhinho, fez 84 anos em 2010 e faz visitas frequentes ao hospital, tadinho. A nossa amiga Débora, que mora em Bangkok há mais de um ano, disse que apesar do rei estar presente na vida cotidiana dos tailandeses, eles se sentem desconfortáveis quando se pergunta muito sobre a vida do rei e que a questão da sucessão nunca é discutida abertamente (ouvi rumores de que o príncipe sucessor não é o preferido da população, umas das filhas é bem popular, mas mulheres não podem assumir o trono). 

rei Rama com o rei Elvis - será q é ele mesmo?

tem como não gostar dele?

Tiramos o dia para comemorar o aniversário do rei e a princípio, não foi uma tarefa fácil. Não achei nenhuma agenda do dia em inglês, só um site sobre o rei em tailandês e um artigo do yahoo bem curto que falava que o rei ficava no Gran Palace recebendo convidados pela manhã e que a cidade estava enfeitada, principalmente em uma rua X (Ratchadamnoen Av. – os nomes são absurdos!) e na praça Y (Sanam Luang) perto do Gran Palace. Perguntei pra uma  moça tailandesa da agência de viagens e ela disse que essa rua era bem perto e a praça era a 2 quadras, então resolvemos ir no Gran Palace de dia (que estava fechado para visitação porque o rei estava lá) e depois ir pra tal praça ver o que acontecia a noite. 

No final, fomos fazendo as coisas meio sem querer e foi um dos melhores dias da viagem. Em homenagem ao rei as pessoas se vestem de rosa bebê, que é a cor do rei e carregam bandeirinhas, fica bem fofo (a fofura é uma constante na Tailândia), a rua principal de Bangkok  é decorada com muuuuitas luzes e fotos grandes do rei e eventos acontecem na semana que antecede o aniversário. A gente passou  sem querer por uma praça toda decorada em homenagem ao rei, com corações gigantes iluminados, com jazz ao vivo e uma árvore genial onde as pessoas podiam pendurar recados para o rei escritos em corações amarelos de papel laminado. 

rua principal enfeitada - detalhe para a foto do baby rei

praça sanam luang

árvore do amor ao rei

A noite, muuuuita gente se reune perto do Gran Palace, muitas famílias porque também é dia dos pais, cantam em homenagem ao rei (até arrepio quando lembro) e  assistem a queima de fogos e balões. (isso me lembra um dia que eu estava na feira em Chiang Mai e de repente começou uma transmissão tipo Hora do Brasil e todo mundo parou e ficou esperando acabar, queria saber o que era) 

chuva de fogos

balão de coração! é muito amor!

10.000 balões para o rei

via láctea de balões

Vídeos lindos!

cantando para o rei http://www.youtube.com/watch?v=YwMIysudEoM

fogos de artifício http://www.youtube.com/watch?v=ym6rwyVNEgw

balões http://www.youtube.com/watch?v=WonoKzVHMpc

http://www.thaiwaysmagazine.com/thai_article/2516_bhumibol_birthday/bhumibol_birthday.html 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s