Tara Verde

Tara, deusa da compaixão universal, é uma das principais divindades budistas, reverenciada principalmente no Tibet, Nepal e Mongólia. Ela representa ação virtuosa e iluminada. É dito que a sua compaixão pelos seres humanos é mais forte que a de uma mãe pelos seus filhos. Ela também traz longevidade, protege viagens terrestres e guarda seus seguidores na viagem espiritual pela iluminação. Em suma, representa e garante sabedoria e raciocínio rápido, compaixão generosa, proteção de medos e peridos e rápida conclusão cármica.

estátua linda da Green Tara que eu comprei na Durbar Square

A Tara Verde (Green Tara), cheia de vigor jovem, é uma deusa da atividade. Ela é uma forma mais impetuosa de Tara, mas é ainda uma deusa salvadora compassiva.  No budismo, a cor verde significa atividade e realização. Ela ajuda seus seguidores a superar os perigos, medos e ansiedades, ofereceno ajuda contra os oito grande medos (leões, elefantes, fogo, cobras, ladrões, aprisionamento, água e demônios – simbolicamente representando os medos interiores: orgulho, ilusão, raiva, inveja, visão errônea, avareza, apego e dúvida), e ela é especialmente venerada por sua capacidade de superar as mais difíceis situações. A Tara Verde é intensamente compassiva e age com rapidez para ajudar aqueles que a invocam.

Ela é iconograficamente representada em uma postura de descanso e prontidão para a ação. Enquanto sua perna esquerda é dobrada em posição contemplativa, a perna direita está estendida, pronta para entrar em ação.  A mão esquerda está em mudra (gesto) de conceder refúgio; a mão direita faz o gesto de concessão de benefício. Em suas mãos ela também mantém lótus azuis fechadas (utpalas), que simbolizam pureza e poder. Ela está adornada com as jóias ricas de um bodhisattva (num sentido específico, ser de sabedoria elevada, que segue uma prática espiritual que visa remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres sencientes; o outro significado para bodisatva refere-se a todas as forças de pureza dentro da mente).

Post sobre impressões sobre religião no Nepal
Nepal: 33 milhões de deuses, 30 milhões de habitantes

Fontes:

http://www.wildmind.org/mantras/figures/greentara

http://www.religionfacts.com/buddhism/deities/tara.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Tara_(Buddhism)

http://budismocampinas.org.br/calendar/tara-verde

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s