Buda tour em Lumbini

Portao de Lumbini - a entrada para o parque budista

Diz a lenda que Mayadevi, rainha de Kapilavastu, teve um sonho: um elefante branco com 6 presas desceu dos céus cercado por um coro de louvor angelical e se aproximou dela com uma flor de lótus rosa na tromba e colocou a flor dentro do corpo da rainha. Então, o elefante também entrou facilmente dentro dela e ela se encheu de profundo relaxamento e alegria. O rei perguntou aos sacerdotes o signifcado desse sonho e a conclusão deles foi: “A rainha dará luz a um filho que será um grande líder. Ele está predestinado a se tornar um imperador poderoso ou um grande professor que mostrará o caminho da verdade para todos os seres dos céus e da terra”. Meses depois, a rainha seguia para a casa dos pais para dar a luz. No meio do caminho ela parou para descansar no jardim de Lumbini. A floresta entao se encheu de flores e os pássaros comecaram a cantar. Admirando uma árvore florida, a rainha se dirigiu a ela e subitamente perdeu o equilíbrio, agarrando um ramo da árvore para nao cair. Nesse momento, segurando o ramo, a rainha Mayadevi deu a luz em pé, pela axila. O recém-nascido, Sidharta Gautama, o futuro fundador do budismo, deu então 7 passos e a cada passo uma flor de lótus floriu.

Para quem quiser saber mais sobre ele, aqui vai um link para um texto legal em ingles

representacao do nascimento de Buda no templo do Sri Lanka

Partimos de Katmandu as 9 da manha para chegar em Lumbini as 7 e meia da noite (de carro, nossos amigos nepaleses encararam a viagem de moto). A viagem e longa, mas bem interessante, passa por vilarejos e pelo lindo rio Kurintar. Ficamos em um hotel novo com algumas partes ainda em construcao chamado Ananda Inn (link para o post sobre  hotel).

Ananda Inn - luxo budista em construcao

Estima-se que Buda nasceu por volta de 600 a.C. e o sitio de Lumbini caiu em esquecimento, sendo redescoberto em 1895 por um arqueologo alemao. Hoje em dia as ruinas de uma piscina, onde acredita-se que a rainha se banhou antes de dar a luz, e do templo Mayadevi, onde em  1996 foi encontrada um pedra posicionada pelo imperador Ashoka em 250a.C. marcando o exato lugar do nascimento de Buda , atraem peregrinos budistas do mundo inteiro e alguns paises construiram templos budistas na regiao incrementando o tour. Os outros 3 locais de peregrinacao budista sao o local da iluminacao (Bodh Gaya na India), o lugar do ultimo discurso e o local da morte de Buda.

templo Mayadevi e o jardim decoradopor bandeirinhas budistas

dentro do templo Mayadevi - a fila para ver "o local exato" e a parede de ouro

a-ha! a pedra que marca " o exato lugar de nascimento do Buda"

Pilar com inscrições do Rei Ashoka e pregação

Depois da parte historica, partimos para visitar o que a minha perspicaz amiga Anna Letucia apelidou de Epcott Center dos templos budistas. Sao templos e monasterios construidos por varios paises, seguem os destaques:

a linda Pagoda Dourada da Paz do Japao

detalhe da Pagoda Dourada da Paz representando o momento da morte de Buda

o branco Monasterio Real Tailandes

nada como sentar na grama do monasterio e degustar alguns docinhos tailandeses em formato de flor

a marcante Pagoda dourada do Myanmar - minha preferida

o templo stupa do Nepal, onde observamos a cerimonia das freiras nepalesas

o grandioso templo chines

E para fechar o tour com chave de ouro, a emblematica Chama Eterna da Paz:

a chama eterna da paz que nunca se apaga cercada pelas obras

Anúncios

2 thoughts on “Buda tour em Lumbini

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s