O Feijão com Arroz Nepalês – comida típica nepalesa

Um prato típicamente nepalês é o dal bhat, tendo como base uma porção de arroz branco (bhat) cozido, e um molho, com aparência de sopa, feito com lentinhas (dal). Nos jantares mais tradicionais o dal bhat é servido em um prato com quatroo divisórias, com uma porção de arroz, porção de uma espécie de refogado de nabo e tomate (achar), porção de verdura refogada, aparentemente é folha de mostarda, (sag), carne de búfalo (nyakhuna), e a sopa de lentilhas acompanha em um  pote a parte. O iogurte é servido do meio para o fim da refeição, além de frutas. Isto é uma brisa no meio da degustacao, visto que a comida é muito apimentada e o iogurte equilibra o paladar. Tudo isso é claro, regado a muito Raksi (destilado Nepalês).

A maneira de comer é peculiar. Come-se no chão, com as mãos, e geralmente pessoas da própria família servem o destilado e a comida que, basicamente, fica dentro de baldes. É tudo muito simples, mas ao mesmo tempo rico de uma variedade de sabores inesquecíveis.

Pessoalmente, achei a comida boa, um pouco pesada e muito picante. A comida que mais gostei foi um petisco chamado Momo. É um tipo de caneloni, cozido podendo ser recheado com carne de búfalo, frango ou vegetais. Vem acompanhado por molhos e combina muito bem com uma cerveja gelada. É um pouco apimentado também, mas é um desafio no Nepal  encontar pratos que não sejam. 

Momo

Anúncios

5 thoughts on “O Feijão com Arroz Nepalês – comida típica nepalesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s