Casamento Nepalês – a missão

Bom, como vocês sabem, nós viemos até o Nepal para a festa de casamento dos nossos amigos nepaleses Jay e Manju.

convite para o casamento

suastica budista da boas vindas aos convidados

Eu gostaria de agradecer esse casal incrível pela chance única de conhecer por dentro o estilo vida e tradição nepalesas e pelo tempo maravilhoso que pudemos passar com eles, suas famílias e amigos.

valeu, Jay e Manju!

Não imaginava como seria um casamento no Nepal. As primeiras informações foram sobre a duração. Um casamento que ocorre durante uma semana! Confesso que não consegui descobrir muitas informações sobre o evento com  Manju (a noiva) nos meses anteriores, ela insistia em dizer : “é mais ou menos como um casamento indiano, você vai ver.” Fato é que casamentos indianos também não me são familiares.

Cheguei em Katmandu nas vésperas do casamento. Os dias intercalavam cerimônias religiosas com almoço na casa da noiva para a família do noivo, festa na casa da noiva sem o noivo e seus familiares, jantar na casa do noivo para a família da noiva, festa na casa do noivo para comemorar a chegada de mais um membro na família, muito comida, bebida, oferendas, troca de roupas e lágrimas.

O dia que a noiva se torna esposa é também o último dia dela na casa e família onde nasceu. Neste momento a noiva tem que chorar, é tradição. Isso para garantir boa sorte e por oficialmente pertencer a outra família.

Nossa amiga casou por amor, método que vem ganhando aceitação no país, mas a grande maioria ainda é de casamentos arranjados.

Em linhas gerais, posso dizer que é uma celebração gigantesca e linda e com certeza precisa de muito amor para se casar no estilo tradicional nepalês, porque são vários dias de trabalho duro para as famílias envolvidas (sem contar os baldes e baldes de comida, litros e litros de raksi e lágrimas, centenas de flores, dúzias de saris e ternos e horas de maquiagem).

comida para um batalhao

se arrumando para uma das festas

casa da noiva enfeitada para o casamento

De um ponto de vista brasileira-perdida-em-um-milhão-de-informações-novas, esse é o resumo da ópera dos passos necessários para se casar no Nepal (os eventos não precisam acontecer juntos, eles podem se espalhar em algumas semanas – no caso do Jay e da Manju eles se concentraram em 8 dias) :

Noivado – família do noivo manda oferendas para a casa da noiva

oferendas do noivado

Cerimônia da noiva- (o noivo não pode ir a essa cerimônia) uma grande tenda de festa é armada e a noiva oferece almoço para a família e vizinhos e a noite a noiva se veste tradicionalmente e recebe cerca de 700 pessoas para comemorar e receber presentes

familia se mobiliza para ajudar a noiva a se aprontar

Cerimônia dos noivos – essa comeca as 9 da manha e vai até 7 da noite com a família da noiva e do noivo juntas.
Manhã – “padre” vem até a casa da noiva para executar rituais e os noivos cultuam o deus do fogo guiados por ele, seguido de almoço
Tarde – cerimônia das lágrimas – noiva chora ao deixar a casa da sua família – e no final o noivo leva a noiva para o novo lar (a casa do noivo) com uma bandinha fanfarra seguindo eles (tocando uma musica estilo los hermanos).

chegada do noivo

cerimonia das lagrimas

Cerimônia de “pentear o cabelo” – pela manhã o noivo ensina os hábitos da nova casa para  a noiva.

noivo e familia fazem um penteado na nova membra da familia

Celebração da nova casa – uma grande tenda é armada perto da casa do noivo e eles recebem cerca de 700 pessoas

tradicional jantar de casamento nepales

festa nepalesa!

Jantar da família da noiva – a família da noiva convida a família do noivo para jantar na sua casa para que todos se conhecam melhor

Jantar da família do noivo – a família do noivo convida a família da noiva para jantar na sua casa para que todos se conhecam melhor

tia "bala" (bala quer dizer linda em newari) servindo raksi do jeito tradicional

Anúncios

5 thoughts on “Casamento Nepalês – a missão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s