“Paubha” – Pintura Nepalesa

paubha em processo

Paubha é uma tradicional arte do Nepal, não tendo exatamente registros de quando começou a ser praticada. A palavra “paubha” vem de patrabhattarak, que significa representação de Deus.

Trata-se de um tipo de pintura muito antiga e tradicional, que é passada verbalmente de geração para geração, dentro do círculo familiar. Por vezes este conhecimento é passado de um mestre para seu pupilo. Nestes casos, a cultura da paubha é sempre disciplinada pela figura do mestre que ensina não apenas a técnica, como a tradição. Esta interpretação visual é praticada tanto por Hindus como por Budistas no Nepal.

Esta arte conta com inúmeros rituais no seu processo de criação. Por exemplo, é sempre praticada entre o amanhecer e o meio-dia, período de maior inspiração, em ambiente silencioso e por razões espirituais. Os desenhos mais populares são de deuses, mandalas, além da história de Buddha. O processo da pintura parte de fora para dentro do papel ou tipo especial de tecido, sendo o rosto a última parte a ser desenhada, pois significa vida.

arte nepalesa: círculo da vida

Anúncios

One thought on ““Paubha” – Pintura Nepalesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s