Pontos Negativos – Nepal

apagão: duas horas duas vezes ao dia

Uma viagem para o Nepal com certeza marca a história de qualquer pessoa, pela riqueza cultural e beleza natural do país. Outros motivos não muito agradáveis colaboram também para que esta experiência seja inesquecível.

Esta não é uma viagem fácil, as condições sanitárias do país deixam muito a desejar, por ser um país pobre e também por uma questão cultural. Todo cuidado sempre é pouco em relação ao que comer e beber. Alimentos frescos como saladas e frutas são sempre um grande risco e é melhor serem evitados. A água para consumo tem que ser mineral e em garrafa.

O trânsito é caótico, é difícil tanto para o motorista quanto para o pedestre. A mesma rua estreita é dividida entre, pessoas, motos (muitas), animais, bicicletas, ônibus…Não há como dirigir no Nepal sem usar a buzina (eles usam e abusam), isso é muito irritantante. Andar nas ruas é sempre uma aventura e pelo menos uma vez por dia o sentimento de ter escapado por pouco de ser atropelado será vivenciado. Pegar a estrada no Nepal é algo indescritível, as estradas são ruins, não existe acostamento, e depois de cada ultrapassagem vem o alívio de parecer ter nascido de novo. Mas a vista é lindíssima!

O power cut! Duas vezes por dia por um período aproximado de duas horas, podendo ser mais, é feito um racionamento de energia. Os horários não são fixos e variam de cidade pra cidade. A boa notícia é que é possivel ter certa previsibilidade checando na internet o power cut schedule (http://www.nea.org.np/), uma espécie de previsão do tempo mas a tabela é em nepalês. Arranje um intérprete antes de entrar no site… É muito inconveniente porque isso acontece geralmente pela manhã e fim do dia, ou seja os horários de pico.  Uma boa dica é ficar hospedado em um local com chuveiro a gás, para garantir um banho quente independente do power cut.

A maiorias das casas do Nepal não tem privada nos banheiros. Usa-se um tipo de fossa, que é bem aversivo para quem não foi criado na cultura. Muitos restaurantes e cafés inclusive adotam a fossa, portanto é importante aproveitar a oportunidade de usar um banheiro com privada quando se encontra.

Anúncios

One thought on “Pontos Negativos – Nepal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s