Mochileiros.com

Um site que tem informações ótimas para planejar o mochilão é o Mochileiros.com

Por exemplo, tentei pesquisar sobre como ir para o Laos ou Cambodia por via terrestre via google e nao achei nada (empresas de ônibus do sudeste asiático nao aderiram ao fenomeno internet ou nao tem site em portugues/ingles, talvez), lá no  site tem relatos e dicas de pessoas que já fizeram o trajeto.

Também achei bastante informações sobre média de gastos na viagem e hospedagem.

Aí vai também um artigo com dicas para o primeiro mochilão:

O primeiro passo e o mais importante é a escolha de um bom tênis. Ele será seu grande parceiro nessa aventura. É importante que ele seja resistente e confortável para aguentar todo o tempo. O segundo passo é a escolha da mochila certa. Existem vários tipos de mochila, desde as enormes até as mais modestas. O ideal é escolher uma que se adapte bem ao seu porte físico, tamanho e força. Ela deve ter também alças acolchoadas e regulagem de altura, para distribuir o peso igualmente. Além de tudo isso, é adequado estar com um bom preparo físico.

O peso da mochila é medido em Litros. Uma mochila considerada de ataque (para trilhas e viagens de um dia) tem entre 15 a 35L. Essa mochila é usada enquanto a mochila maior, chamada de cargueira está no hotel. É importante ter uma mochila de ataque para levar lanche, coisas que você usa com mais frequência, como óculos de sol, boné, água, protetor solar e repelente.

Uma mochila pequena, tem em média de 40 a 75L. Essa mochila é ideal para mochilões mais curtos, onde o clima é sempre o mesmo e você não precisa de uma variedade muito grande de equipamentos.

A mochila grande mede acima de 75L. Essas são ideais para mochilões mais longos que precisam de uma quantidade maior de equipamentos.

É importante também ter bom senso. Carregue somente o imprescindível, assim você terá uma mochila menos pesada, o que facilitará para pegar ônibus e andar longas distâncias.

Leve o necessário para sua higiene e conforto térmico. Um kit em miniatura para ocupar menos espaço na mochila e roupas adequadas para onde você for. Claro que vale lembrar que se seu mochilão for para uma cidade ou país cuja temperatura é muito baixa, sua mochila deve ser maior devido ao tamanho das roupas.

Aprenda a lavar suas próprias roupas. Isso vai ajudá-lo a poder levar pouca quantidade de roupas na mochila. Dê preferência a tecidos que secam mais rápido. Essa dica é importante mesmo que sua viagem dure dois meses.

Outro item importante é a Barrigueira, ela é responsável por aliviar o peso da mochila nos ombros. Se presa corretamente na cintura, acima do osso ilíaco (o par lateral que faz parte da cintura pélvica e da bacia), fará com que a maior parte do peso seja transportada para lá. A Barrigueira deve ser larga e acolchoada para não machucar durante as caminhadas.

Pronto, agora você já tem as informações básicas para não passar tanto perrengue no seu primeiro mochilão. Escolha o seu destino com cuidado, observe a cotação da moeda, o câmbio, o clima, leia depoimentos de pessoas que viajaram para o mesmo local, pegue o máximo de informações e divirta-se.

Fonte: http://oporco-espinho.blogspot.com/2010/04/dicas-para-o-primeiro-mochilao-mochila.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s